terça-feira, 2 de abril de 2013

SUBSECRETÁRIO APRESENTA PROJETOS DE TRANSPORTE EM REUNIÃO DO FÓRUM

O subsecretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, apresentou, nesta terça-feira (02/04), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), dados dos principais projetos do estado para a área de logística de transporte e mobilidade urbana para os próximos anos. Com o título “Logística e infraestrutura para a competitividade – Rio em Movimento”, a apresentação detalhou projetos já aprovados que têm previsão de início em 2014, como o programa “Porto do Rio Século XXI”, e os investimentos que serão feitos nos próximos anos. Os dados foram mostrados durante a reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado.
O representante do Poder Executivo pontuou a série de melhorias que ocorrerá na zona Portuária da capital fluminense, citando a construção de vias especiais para escoamento de cargas e a dragagem na região, o que, segundo ele, irá criar uma maior integração entre as atividades locais e o restante da cidade. O subsecretário disse que será erguido um viaduto que ligará a Ponte Rio-Niterói à Linha Vermelha, passando pelo Arsenal de Guerra do Rio, no bairro do Caju, para facilitar a mobilidade urbana no entorno do porto.
Ele também falou sobre os recursos do Governo federal para melhorar o sistema de escoamento não só no sistema portuário da Praça Mauá, mas também de Itaguaí, e detalhou os investimentos que serão feitos nos aeroportos regionais, incluindo a construção do Aeroporto de Volta Redonda/Barra Mansa. "Os investimentos que estão sendo feitos pelos governos estadual e federal são significativos e o diferencial do estado é que, paralelamente às obras, estamos investindo no planejamento", disse Pinho, citando o lançamento do Plano Diretor de Transporte Urbano Metropolitano, com previsão para maio deste ano.
Ele ainda mostrou mapas com a projeção das obras dos complexos Petroquímico (Comperj), em Itaguaí, e do Açu, em São João da Barra. A secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, frisou a importância da apresentação desses projetos como norteamento para os próximos passos do Fórum. “Essa apresentação mostrou em que pé estão o planejamento e as ações em relação às ferrovias, rodovias, portos e aeroportos do estado, o que vai basear nossos debates deste ano a respeito do tema. Agora, nosso trabalho vai ser focado em temas mais específicos. Vamos pensar em como podemos complementar essas ações que estão sendo realizadas pela Secretaria de Transportes”, analisou.
A próxima reunião da Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística do Fórum será no próximo dia 7 de maio, no Clube de Engenharia.(Fonte Alerj).

Nenhum comentário:

Postar um comentário