quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Município desenvolve ações em prol da Pecuária


 

Importante no contexto econômico de São João da Barra, a pecuária recebe uma atenção especial da administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, que nos últimos anos vem desenvolvendo um conjunto de ações em prol do setor. Com um rebanho atingindo a marca das 27 mil cabeças, o município lança mão de investimentos para o setor e promove um trabalho de conscientização junto aos pecuaristas sobre a importância de determinadas medidas, como vacinação contra manqueira, aftosa e brucelose e de ter em mãos toda documentação necessária para o transporte do animal.

 

A intensificação das campanhas de vacinação é apenas uma de um conjunto visando impulsionar o setor pecuário. Soma-se a ela a instalação do Posto Municipal de Defesa Agropecuária, em funcionamento na própria Secretaria de agricultura, o cadastramento de todas as propriedades do município e a legalização de açougues e pecuaristas.

É válido ressaltar também, de acordo com o secretário municipal de Agricultura, Osvaldo Barreto, o apoio total, a custo zero, no transporte dos animais para serem abatidos na cidade de Campos e no retorno da carne já inspecionada ao município, inclusive com Guia de Transporte Animal (GTA) emitido pelo Posto Municipal de Defesa Agropecuária.

— Hoje disponibilizamos aos açougueiros um curral comunitário, onde os animais são reunidos e transportados para o abatedouro na cidade vizinha em um caminhão da Secretária de Agricultura. O retorno dessa carne ao município é feito em um caminhão climatizado, também pertencente à Secretaria. Assim garantimos a comercialização de um produto de qualidade dentro do município — destacou.

De acordo com dados do IBGE, São João da Barra teve, no período de um ano, um acréscimo de cerca de 50% do rebanho. Se em 2010 o número de animais oscilava entre 15 e 16 mil cabeças, em 2011 esse número passou para 24 mil. Isso segundo Barreto, tem uma explicação lógica:

 — Esses dados do IBGE não significam que, de um ano para o outro, tenha nascido um grande número de animais no município e nem que tenha chegado uma grande quantidade de animais de fora. O que acontece é que animais que eram criados na clandestinidade hoje estão sendo legalizados e constam em nossos cadastros, daí esse acréscimo que nos permite afirmar que fecharemos 2012 com 27 mil animais cadastrados — explica.

Em fase de conclusão, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Aftosa nesse ano de 2012 corresponde, de acordo com o secretário, a todas as expectativas. “A meta é imunizar de forma gratuita praticamente 100% dos animais até dois anos e os números mostram que atingiremos esse objetivo. Também estamos imunizando, nesse período, contra a manqueira”, destacou o secretário, lembrando que essa nova estratégia de imunização adotada pela Secretaria de Estado de Agricultura se deu pelo fato do estado não registrar, há mais 14 anos, foco da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário