sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Iterj: maquinários vão garantir produção autossustentável em assentamento legalizado

Instituto entrega equipamentos para grupo de produtores rurais beneficiados pelo Projeto de Apoio à Produção da Secretaria de Estado de Habitação

O Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) entrega nesta sexta-feira, dia 5, às 14h, os equipamentos (insumos e maquinários) que vão impulsionar a produção autossustentável dos agricultores familiares legalizados no assentamento 1º de Mario, em Barra do Piraí, no Centro-sul fluminense. O projeto faz parte do Programa de Apoio à Produção do instituto, vinculado à Secretaria de Estado de Habitação (SEH), que tem como objetivo fomentar a produção sustentável e a autonomia financeira das famílias contempladas pelo programa de regularização fundiária (de legalização dos imóveis de famílias que recebem até cinco salários mínimos no estado). “Nosso objetivo é fixar o homem no campo com mais dignidade e renda”, explica o secretário de Estado de Habitação, Rafael Picciani.

O Assentamento 1º de Maio é ocupado atualmente por cerca de 38 famílias (cerca de 150 pessoas) que vivem no local desde 2003.  As casas dos pequenos agricultores foram legalizadas em dezembro do ano passado, quando teve início o Programa de Apoio à Produção.

A entrega dos termos de posse e moradia, além do reconhecimento sobre o direito à propriedade, permite aos beneficiados acesso a créditos rurais.  No passado, as terras do assentamento chegaram a abrigar Hospital Colônia de Vargem Grande e eram cultivadas com eucalipto pela Companhia Metalúrgica Barbará. Atualmente só as famílias de agricultores vivem no local, onde plantam diferentes produtos e vivem exclusivamente da terra.

De acordo com a presidente do Iterj, Mayumi Sone, os agricultores vão contar com 1 trator agrícola com sistema hidráulico de engate e tração 4x4,  2 micro tratores , 2 roçadeira frontal para micro trator e 3 roçadeiras manuais,  1 grade aradora com controle remoto, 1 perfurador de solo com brocas, 1 carreta agrícola basculante, 1 plantadora adubadeira para o plantio convencional, 1 distribuidora de discos fertilizantes, calcário e semeadeira.

Além do maquinário, vão receber também 1.295 Kg de fosfato simples, 3.700 Kg de cloreto de potássio, 3.700 Kg de ureia, 150 Kg de sementes de capim Mombaça e 135 toneladas de sementes de cana de açúcar.

 “O programa Nossa Terra  vai além das entregas de Títulos, os projetos de sustentabilidade proporcionam aos assentados modernização e qualificação na produção agrícola e, consequentemente, o aumento na renda familiar”, diz a presidente do Iterj, Mayumi Sone.

Outra novidade entregue ao grupo é um resfriador de leite com capacidade para 1.030 litros, capaz de reduzir a temperatura do produto em até 3 horas.

Em todo o estado do Rio de Janeiro há 22 assentamentos rurais regularizados pelo Iterj. Com a orientação da Secretaria de Habitação, o instituto fomenta ações para que as famílias beneficiadas possam aumentar suas rendas de maneira sustentável.

Serviço:
Entrega de insumos e equipamentos do Projeto de Apoio à Produção do Iterj
Data: 05/10/2012
Local: Assentamento 1º de Março, Rua Juliano Moreira, nº 586, Vargem Alegre, Baara do Pirai, Associação dos Produtores Rurais de Vargem Alegre – Comunidade 1º de Maio.
Horário: 14h

Secretaria de Estado de Habitação
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário