sexta-feira, 1 de junho de 2012

Agricultura divulgará ações do Rio Rural


A Secretaria de Agricultura e Pecuária vai apresentar na Rio+ 20, no estande do Governo do Estado, seu projeto piloto de monitoramento de propriedades rurais de agricultores incentivados pelo Rio Rural. A previsão é que, no período da conferência, aproximadamente 15 câmeras revelem em tempo real o trabalho de produtores que receberam apoio técnico e financeiro do programa em três microbacias: Teresópolis e Friburgo, na Região Serrana, e Varre-Sai, no Noroeste fluminense.

O programa, que conta com financiamento do Banco Mundial/Bird, incentiva a adoção de práticas sustentáveis e técnicas produtivas adequadas. Nas cidades serranas, o Rio Rural ajudou na recuperação emergencial aos produtores do campo que foram prejudicados pelas fortes chuvas de verão. Ações como a recuperação de mata ciliar, produção em estufa de olericultura (hortaliças), entre outras iniciativas, poderão ser assistidas por quem visitar o estande do Governo do Estado no período da Rio + 20.

Em Varre-Sai, no Noroeste fluminense, as câmeras deverão ser instaladas em uma Reserva Particular de Patrimônio Natural. Após a conferência, as imagens poderão ser acessadas pelo site http://www.microbacias.rj.gov.br/.

– As câmeras vão nos permitir uma amostragem interessante das microbacias. O próprio financiador poderá, por exemplo, verificar o trabalho que está sendo feito pela internet – disse o secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo.

O Rio Rural também desenvolveu um simulador de microbacias que será apresentado pela primeira vez no estande do governo na Rio + 20. A ferramenta interativa permite projetar os impactos das boas práticas agrícolas e de conservação ambientais incentivadas pelo programa.

--

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário